Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Promoção em Óculos de Sol - Dia da Mãe

Já tem prenda para o Dia da Mãe? Se ainda não tem, não desespere porque nós podemos dar uma ajuda ;)

Temos uma selecção de Óculos de Sol de grandes marcas como GUESS, GANT, TOMMY HILFIGER, PACO RABANE, MASSIMO DUTTI, CAROLINA HERRERA, entre outras com descontos de 15% e 20%!!

Mas se precisa de algo também para sí aproveite, porque para além dos modelos de senhora, há também modelos de homem e unisexo com desconto.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

MÉDICO OFTALMOLOGISTA - Profissões da área de Saúde Visual

Grande Grupo 2
Sub Grande Grupo 2.2 - Especialistas das Ciências da Vida e Profissionais de Saúde
Sub Grupo 2.2.2 - Médicos e Profissões Similares

Grupo Base 2.2.2.1 - Médicos

2.2.2.1.75 - Médico Oftalmologista

Examina o doente, diagnostica e trata deficiências visuais, doenças e lesões dos olhos: faz a história clínica do doente; determina a acuidade visual, e sempre que possível, corrige-a para valores normais; procede à observação objectiva do doente, utilizando técnicas e aparelhagem específica para cada um dos segmentos do olho (biomicroscopia, fundoscopia e tonometria); apoia-se, sempre que necessário, em exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente a campimetria, a electrofisiologia, a angiografia fluorescência e a ecografia; faz o diagnóstico em função dos mesmos e orienta o doente, e prescreve terapêutica médica, cirúrgica ou ortóptica. Por vezes faz intervenções cirúrgicas. Pode fazer investigação na área da especialidade.

Fonte: Classificação Nacional de Profissões (CNP)

Consulte também:   Optometrista   Ortóptico

TÉCNICO DE ORTÓPTICA - Profissões da Área de Saúde Visual

Grande Grupo 3
Sub Grande Grupo 3.2 - Profissionais de Nível Intermédio das Ciências da Vida e da Saúde
Sub Grupo 3.2.2 - Profissionais Técnicos da Saúde

3.2.2.9 - Profissionais Técnicos da Medicina - à excepção dos enfermeiros - não classificados em outra parte

3.2.2.9.15 - Técnico de Ortóptica (Ortoptico ou Ortoptista)

Aplica técnicas para correcção e recuperação dos desequilíbrios motores do globo ocular e perturbações da visão binocular heterofacias, estrabismos e paralisias oculomotoras: mede a cavidade visual, os raios visuais e a motricidade dos globos oculares utilizando equipamento adequado; prescreve e ensina os doentes para fortificar os músculos dos olhos e para coordenar e fazer convergir os eixos visuais dos dois olhos; melhora as faculdades visuais do doente no que respeita à coordenação do olho e da mão assim como a percepção da profundidade do campo visual por meio de lentes periscópicas; efectua exames de perimetria, fazendo campos visuais, tonometria e tonografia, bem como exames de adaptometria, visão de cores, electrooculagrafia e fotografia dos olhos a curta distância; regista os dados obtidos nos vários exames numa ficha individual de observação.

Fonte: Classificação Nacional de Profissões (CNP)

Consulte também:     Optometrista       Oftalmologista

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mito ou Verdade: os monitores prejudicam a visão?

O mau uso do computador, aliado a muitas horas de exposição à tela, pode causar alguns sintomas característicos, como ardor nos olhos, dificuldade de focagem e dores de cabeça.

Todos sabem que o uso indevido do computador, em especial durante muitas horas diárias, faz mal a saúde. Problemas de coluna relacionados à má postura ao sentar são os casos mais comuns, e muitas vezes os danos causados ao nosso corpo por essa prática não têm correcção.

No entanto, um dos casos em que mais observamos novos problemas em usuários activos de computador é quanto aos danos na visão causados pelo aparelho. Muitas dessas situações desconfortáveis podem ser amenizadas a partir de medidas simples, e uso correcto dos equipamentos.

Monitores

Antes de falarmos um pouco mais sobre alguns dos desgastes visuais causados pelos monitores, é interessante entender como eles funcionam. Hoje, os tipos mais vendidos desses componentes são dos padrões CRT e LCD.

CRT

A sigla, que traduzida para português significa tubo de raios catódicos, designa os modelos de monitores mais antigos, com o famoso tubo de imagem ao fundo da tela. Neles, cada ponto da área visual é individualmente iluminado, ou seja, a luz e a formação da imagem estão directamente ligadas. Estes modelos são mais danosos à visão do usuário se comparados aos monitores de LCD, por alguns motivos específicos.

O principal deles é relativo à taxa de actualização da imagem na tela, que ocorre muitas vezes em níveis reduzidos demais para o nosso olho, causando um efeito chamado flickering, uma oscilação quase imperceptível em muitos casos, mas que cansa rapidamente a visão.

Quando isso acontece, a nossa visão não consegue descansar ao visualizar a imagem, o que pode causar dor de cabeça ou nos próprios olhos. A solução, neste caso, é aumentar a taxa de actualização do monitor, medida em frequência. O recomendado para minimizar os efeitos citados é no mínimo 75 Hz de actualização.

Muitas pessoas ainda perguntam se os monitores CRT causam danos à saúde e aos olhos pelas radiações que emitem. Nos monitores mais recentes existem filtros na própria tela, que minimizam os possíveis danos causados pelo efeito radioactivo resultante da emissão de luz.

LCD

O modo de funcionamento dos monitores em LCD é diferente em relação à emissão de luz proveniente do aparelho. Nele, a imagem é formada directamente na tela, sem a necessidade de um tubo, o que permite ao LCD ser feito em telas finas e planas. Por este motivo, a fidelidade das cores em um monitor CRT é maior, já que a emissão da luz directamente através do tubo é o que confere ao ponto a sua cor específica.

A iluminação, por sua vez, é toda feita por uma lâmpada fluorescente especial, espalhando a luminosidade pela tela. Esta lâmpada também tem uma taxa de actualização, que em geral é algo em torno de 200 Hz, minimizando os danos à visão do usuário.

Isso significa que a imagem visualizada num monitor LCD se mantém estática até que suas cores ou formas mudem, sem cansar tanto a visão como ocorre num CRT. Já a iluminação tem altas taxas de frequência, sem que o efeito de flickering ocorra tão nitidamente.
SÍNDROME DA VISÃO DO COMPUTADOR

Esta expressão tem surgido nos últimos anos e designa alguns desconfortos e problemas visuais causados pelo mau uso do computador. Entre os principais sintomas estão dores de cabeça, ardor nos olhos, dificuldade em focar a visão e sensibilidade à luz. Os sintomas estão directamente ligados aos maus hábitos que adquirimos na frente do computador, o que pode ser amenizado com alguns pequenos passos.

A concentração que mantemos na frente do computador faz com que esqueçamos de piscar os olhos durante muito tempo, hábito que seca o olho e provoca o ardor e a dificuldade de focagem depois de algum tempo. Por isso, lembre-se sempre de piscar frequentemente os olhos enquanto trabalha na frente do monitor.


Outro aspecto importante é descansar um pouco ao fim de algum tempo, tirando os olhos da frente do monitor e descansando os olhos daquele ponto fixo. Pare de trabalhar durante alguns minutos a cada hora, tirando os olhos da tela por alguns momentos e, se possível, olhe por uma janela focando uma imagem ao longe.

Finalmente, coloque o monitor num ângulo de visão confortável para os seus olhos e não o aproxime demais. Ajuste os níveis de contraste e brilho de um modo agradável e lembre-se que exageros na frente do computador fazem mal à saúde.

Adaptado de BAIXAKI