Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Daltónicos Sentem Dificuldade em Ver "JABULANI PORTUGUESA"


Várias pessoas com daltonismo afirmaram que confundem a cor laranja da bola desenvolvida para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o relvado. Os daltónicos revelaram que não conseguem acompanhar os lances de bola nos jogos ao vivo e nas transmissões televisivas.


Contudo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, António Travassos, referiu que "os daltónicos conseguem ver perfeitamente a bola de futebol, mas com uma tonalidade cinzenta em vez de laranja". Em declarações à Agência Lusa, o médico oftalmologista disse que "os daltónicos confundem o vermelho com o verde. É verdade que o laranja tem o comprimento de onda muito próximo do vermelho, podendo suscitar confusão. Porém, a bola fica com uma tonalidade cinzenta, capaz de ser vista parada e em movimento", defendeu António Travassos.

A bola portuguesa inspirou-se na Jabulani desenvolvida para o Campeonato do Mundo 2010 e é, segundo os seus criadores, "perfeitamente redonda e a mais exacta da história do futebol". Perante a polémica em torno da Jabulani, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional admitiu já que poderá alterar a cor da bola oficial do campeonato português, surgindo com cores mais claras em Novembro.

Fonte:  ÓpitcaPro

terça-feira, 13 de julho de 2010

Que Tal uma Sessão de Ioga Ocular!?


Exercícios para relaxar a visão!

O stress diário, a poluição, a má alimentação, o tempo excessivo à frente de um computador são factores que contribuem para o mal-estar visual e que provocam frequentemente irritações, olho seco, comichões, inchaço, olheiras, entre outros desconfortos.
Para evitar estes efeitos indesejáveis siga os conselhos da NOVOLHAR e inicie um programa diário de ioga ocular.
  

A adopção de um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício físico, é benéfica para evitar o aparecimento de doenças graves e para a manutenção de uma boa qualidade de vida. A saúde visual depende igualmente da manutenção destes hábitos saudáveis. E uma das maneiras para manter o aparelho visual em forma é a realização de pequenos exercícios de relaxamento – denominados por ioga ocular.
Os primeiros exercícios do dia devem ser realizados logo pela manhã. Após acordar, sente-se no chão e cruze as pernas. Nestes exercícios só poderá mexer os olhos, pelo que a cabeça dever-se-á manter imóvel. Inspire, expire e comece por olhar para cima e para baixo cinco vezes. Depois olhe para a esquerda e para a direita novamente cinco vezes, seguidos de movimentos oculares para os cantos inferiores e superiores, esquerda e direita.
Sempre que terminar uma série de movimentos, pestaneje rapidamente algumas vezes e descontraia.
No final dos exercícios, esfregue as palmas das mãos até ficarem quentes e coloque-as sobre os olhos durante uns segundos.
Além de relaxar, esta acção rejuvenesce os músculos dos olhos, já que estimula a circulação do fluido intra-ocular.

Para os mais avançados

Quando já estiver mais habituado à realização dos movimentos oculares mencionados anteriormente, inicie a prática de exercícios um pouco mais complexos. No sentido dos ponteiros dos relógios, role os olhos junto às extremidades. Cuidado para não esforçar demasiado os olhos. Após concluir um círculo, repita o exercício no sentido oposto.
Outro movimento que requer um pouco mais de habituação é entortar os olhos. Fixe a ponta do nariz sem pestanejar. Mantenha o olhar durante 5 segundos e descontraia. Depois fixe um ponto no tecto, sem mexer a cabeça, durante o mesmo tempo. Repita estes movimentos cinco vezes, parando entre séries para pestanejar.
Finalmente, um exercício para quem já domina bem o ioga ocular. Olhe para uma parede e imagine que está a escrever ou a fazer um desenho através do movimento dos seus olhos, sem mexer a cabeça. O nível de dificuldade do exercício aumenta, à medida que for aumentando o tamanho das letras ou dos desenhos. Termine o exercício pestanejando.


Outras situações em Visão Coach

segunda-feira, 5 de julho de 2010

93% dos Óculos Vendidos Fora das Ópticas Prejudicam a Visão


O estudo “Qualidade óptica de óculos e filtros de protecção solar”, realizado recentemente em Espanha, revelou que 93% dos óculos adquiridos nos mercados e em postos de venda ambulante prejudicam seriamente a saúde visual. A grande maioria destes produtos não cumpre a normativa de qualidade europeia EN-1836, referente à protecção dos olhos e aos filtros de radiação UV, no caso dos óculos de sol.


O principal objectivo deste estudo é conhecer a qualidade óptica dos óculos de sol comercializados fora das ópticas, de modo a melhorar a saúde pública e colaborar em medidas de prevenção.

Os resultados demonstraram que 45% dos óculos de sol vendidos à margem dos estabelecimentos de óptica provocam visão deficiente, 26% não podem ser utilizados durante a condução e 57% provocam desvios oculares.