Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Portugal tem cerca de 100 mil doentes com glaucoma

Cerca de 100 mil pessoas em Portugal têm glaucoma, uma das principais causas de cegueira no país, sendo essencial o diagnóstico precoce para prevenir a perda definitiva de visão, alertou a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

"Alertar para o diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental porque é uma doença com tratamento, mas que, não sendo tratada, leva à cegueira, em muitos casos", realçou a presidente da SPO, Manuela Carmona.

A responsável falava à Agência Lusa a propósito do Dia Mundial do Glaucoma, que se assinala sábado dia 12, no âmbito do qual a SPO promove um encontro em Évora, para debater os avanços científicos a nível do diagnóstico e do tratamento desta patologia.


Segundo a SPO, o glaucoma é "uma doença multifactorial e de avaliação complexa que afecta o nervo óptico e que parece correlacionar-se directamente com o aumento da pressão intraocular, com a irrigação desta estrutura e com outros factores menos bem conhecidos".

"Estas alterações provocam uma típica perda do campo visual, alterações macroscópicas do nervo ótico e, em etapas terminais, perda irreversível da acuidade visual", explica a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

As estimativas indicam que, em Portugal, "entre 67 a 100 mil pessoas" têm glaucoma, revelou Manuela Carmona, acrescentando que se estima que, no país, "haja uns seis mil casos de cegueira" provocada pela doença.

"Faz todo o sentido alertar para o diagnóstico precoce porque é uma doença, na maior parte dos casos e até em fases muito avançadas, assintomática e, se não for detetada pelos oftalmologista, o diagnóstico escapa-nos", frisou.


Manuela Carmona argumentou, contudo, que as pessoas não devem confundir a hipertensão ocular, que pode ser detetada num mero despiste, com o glaucoma.

"De facto, a hipertensão ocular tem importância no glaucoma e deve ser tratada, quando tem algum significado. Mas pode haver hipertensão sem qualquer significado e podem haver glaucomas com tensão ocular normal", disse.

A presidente da SPO sublinhou que existem vários fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que afecta "sobretudo idosos, indivíduos de raça negra ou pessoas com familiares que sofrem da patologia", tornando-se "mais grave", por exemplo, em "doentes com miopia".

Por isso, insistiu, a recomendação é que acima dos 40 anos e, sobretudo, os grupos de risco façam "uma observação no oftalmologista de dois em dois anos", o que "é suficiente para detectar e tratar" a doença.

O tratamento do glaucoma inclui, na maioria das situações, o uso de colírios, sendo ainda possível a laserterapia e, nos casos mais graves, a cirurgia.

Fonte: LUSA

A Tonometria, ou medição da tensão ocular, pode ser realizada de forma gratuita nas nossas instalações.

É importante a realização deste teste em todas as revisões optométricas, e em pessoas que apesar de não usarem nem necessitarem de óculos e não pertencerem aos grupos de risco referidos, tenham sintomas de dor ocular ou outro tipo de sintomas oculares sem motivo aparente.

Sem comentários: