Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estudo aponta que imagens em 3D ferem os olhos e o cérebro

Uma equipa da Universidade da Califórnia, nos EUA, examinou 24 adultos e concluiu que a visualização de conteúdos num ecrã 3D fere os olhos e o cérebro, segundo o site Tech Crunch.

De acordo com o estudo, os olhos devem constantemente ajustar-se à distância do ecrã e do conteúdo e isso pode causar desconforto, fadiga e dores de cabeça.

A pesquisa ainda descobriu que quando o conteúdo 3D é visto a curta distância, como em desktops ou smartphones, por exemplo, o desconforto é ainda maior do que quando as imagens são colocadas num ecrã. Numa sala de cinema é o oposto: o conteúdo colocado atrás da tela causa mais desconforto do que os expostos na frente.


O site acredita que, com a «explosão» dos aparelhos compatíveis com conteúdos 3D, os fabricantes deverão criar equipamentos menos prejudiciais no futuro. Até lá, é preciso tomar cuidado e não se expor demasiado a conteúdos que exibam a novidade para não acabar com sérios problemas oftalmológicos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Os perigos para os olhos da exposição prolongada ao sol sem protecção!


A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para os efeitos nocivos que a exposição prolongada e desprotegida à luz solar provoca na visão, lembrando que é pior usar óculos sem filtro de protecção do que não usar nenhuns.

“É pior usar óculos sem filtro do que não usar nada”, afirmou, em declarações à agência Lusa, a presidente da SPO, Manuela Carmona, lembrando a importância do uso de “óculos que filtrem a 100% os raios ultravioleta”.

A especialista lembrou que “a acção continuada do sol sobre o olho ao longo dos anos está na origem da Degenerescência Macular da Idade que é, segundo a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de cegueira a partir dos 50 anos de idade, nos países desenvolvidos”.

A especialista alertou ainda que a exposição prolongada e desprotegida à luz solar “pode também originar melanoma nas pálpebras e no interior do olho – melanoma da coróide, o tumor intra-ocular primário mais frequente nos adultos”.

Para a presidente da SPO, este alerta é “muito importante”, já que considera que a população em geral ainda não está sensibilizada para a protecção dos olhos como está para a da pele.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rastreio Visual na sede da União de Reformados do Tortosendo


Decorreu nos passados Sábados 25 de Junho e 2 de Julho o segundo rastreio na sede da União de Reformados, Idosos e Pensionistas da Freguesia do Tortosendo (URPIT).



As pessoas presentes foram analisadas quanto à existência de sinais e sintomas de problemas visuais, quanto ao seu historial de visão, quanto à sua capacidade visual de longe e de perto, quanto à existência de alterações nos meios transparentes e quanto aos valores da Pressão Intra-Ocular.








Todos os rastreados a quem foram detectadas situações anómalas, foram aconselhados a visitar as nossas instalações afim de efectuarem uma consulta completa de optometria, e assim ser determinado com exactidão o problema e o consequente tratamento. Os casos de problemas não refractivos serão aconselhados a posterior consulta oftalmológica.

Na sala de convívio da associação foram ainda disponibilizados materiais informativos, como folhetos e vídeos, acerca de lentes oftálmicas. Foi também entregue a cada um dos rastreados um folheto informativo com informação acerca dos problemas visuais possíveis de detectar no rastreio e acerca do acordo da NOVOLHAR Óptica Médica com a URPIT, que permite aos seus sócios e às pessoas rastreados que não sejam sócios dispor de condições vantajosas (descontos até 15%) na nossa loja.


Deixamos ainda o nosso agradecimento à direcção da URPIT, pela colaboração proporcionada e pela cedência das suas instalações para  a realização do rastreio.