Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Implante com células estaminais pode recuperar visão



Um grupo de investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, criou um implante biodegradável que poderá ajudar as pessoas a reparar e recuperar a visão.


De acordo com as agências de notícias internacionais, esta espécie de "lentes de contacto", enriquecida por células estaminais, imita as características estruturais do olho.

A equipa de cientistas concluiu que, quando colocado no olho, este novo implante faz com que as células estaminais se multipliquem permitindo ao organismo tratar, por si próprio, os danos da córnea. Os danos da córnea são, geralmente, tratados por transplantes ou "transfusão" de células estaminais para o interior do olho, no entanto, nem sempre os resultados são os que se pretendem já que os olhos, por vezes, não retêm as células estaminais.

Uma realidade que poderá vir a alterar-se agora visto que, além do implante, os investigadores criaram também um método para produzir a membrana que tem papel fundamental para que as células estaminais cheguem onde devem chegar.

Fonte: Revista ÓpticaPro

Sem comentários: