Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Catarata


Definição

A catarata é uma alteração à transparência da lente natural do olho, o cristalino, quer seja localizada ou generalizada. Por norma é um problema progressivo, que se inicia com a diminuição da capacidade visual, mesmo com recursos a meios ópticos, óculos ou lentes de contacto, que não melhoram a visão de quem tem a doença.



A catarata é observada através da pupila, que, à medida que a catarata vai evoluindo, se torna esbranquiçada. Além de causar diminuição da visão, por turvamento das imagens, as pessoas podem observar imagens duplas, confusão para ver e distinguir cores, alteração frequente da graduação dos óculos, muita dificuldade para a leitura e visão pior com aumento da luminosidade. Pode ocorrer num olho ou nos dois, com evolução diferente ou idêntica.
Ainda é a maior causa de cegueira evitável no mundo, atingindo milhões de pessoas.

Causa

Não existe uma causa que se aplique a todos os casos. Na maioria das vezes, é um problema decorrente do envelhecimento do organismo, surgindo depois dos 60 anos (catarata senil). Em certos casos, pode surgir devido à exposição aos raios X ou à luz solar muito intensa por períodos prolongados. Pode também ser provocada por um traumatismo do cristalino, originado por uma pancada (catarata traumática).
No entanto, existem bebés que nascem com catarata (congénita) devido a um problema da mãe na gravidez (rubéola, por exemplo). Está também associada a doenças oculares inflamatórias, alguns fármacos (como os corticosteróides), diabetes e miopia aguda.

Tratamento

O único tratamento disponível e reconhecido cientificamente para a catarata é, sem dúvida, a intervenção cirúrgica para a remoção do cristalino opaco. Como o cristalino é uma lente natural muito rígida deve colocar-se uma outra lente no lugar para evitar que o paciente seja obrigado a utilizar óculos com alta graduação, tal como acontecia antes de se inventarem as lentes intra-oculares. Neste caso da remoção do cristalino sem introdução da lente artificial no seu lugar (olho afáquico) o paciente necessitaria de uns óculos com uma lente de cerca de +10.00 dioptrias sobre a sua anterior graduação de longe.

Para a cirurgia da catarata são realizados exames pré-operatórios, os quais vão determinar a graduação da lente intra-ocular para implante bem como a melhor técnica a ser escolhida para essa cirurgia. Actualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado faco-emulsificação, e posterior implante da lente intra-ocular dentro da cápsula do cristalino. A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios) em regime de ambulatório, saindo da sala de cirurgia já com uma visão bem próxima da visão esperada, a qual costuma ocorrer depois de cerca de 1 mês após a cirurgia.
Os resultados cirúrgicos geralmente são muito bem sucedidos e no pós-operatório faz-se acompanhamento prolongado e uso de medicamentos específicos. Depois da cirurgia serão habitualmente receitados óculos, sobretudo para corrigir a visão de perto. Óculos para longe também podem vir a ser necessários, mas há geralmente uma melhoria significativa da visão ao longe.

Recomendações

A Oftalmoscopia (observação do interior do olho) e a Bio-microscopia (observação microscópica das estruturas externas do olho), são os exames que permitem diagnosticar a catarata e são de extrema importância em qualquer consulta visual, que deve fazer de 2 em 2 anos, ou anualmente a partir dos 50 anos.
Ambos os exames podem ser realizados de forma gratuita nas instalações da NOVOLHAR Óptica Médica durante a consulta de optometria.


Fonte: SAPO Saúde, Wikipédia, Dr. Saúde

Sem comentários: