Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Visão - Conselhos de um oftalmologista para uma visão saudável

Três quartos das percepções totais são visuais ou são influenciadas pelo que vemos.

Os registos captados pela retina determinam também a nossa forma de ver a vida.

Um estudo recente da empresa espanhola Oi2, especialistas na saúde do ouvido, revelou que 68% dos espanhóis considera que a visão é o sentido mais importante.
De facto, e apesar de não existirem estudos portugueses sobre o assunto, o olho é o órgão sensorial que permite ver e reagir ao ambiente, e aquele de que temos mais recordações mentais. Para o manter jovem e saudável, basta cuidá-lo.

GINÁSTICA PARA OS OLHOS
  • Pestanejar frequentemente
    Consiste em abrir e fechar os olhos e tem três efeitos positivos, proporciona um certo descanso aos olhos, agindo como um escudo perante a luz, humedece-os e limpa-os. Abra os olhos, olhando para a esquerda e feche-os. Depois repita o processo mas a olhar para a direita. Passados poucos minutos vai sentir um alívio. «Aproveite este exercício para colocar um substituto lacrimal se sentir o olho seco», aconselha Nuno Campos, oftalmologista na Clínica Microcular, no British Hospital Lisbon XXI, em Lisboa.
  • Pausas de trabalho
    «Se estiver muito tempo à frente da televisão ou do computador, desvie o olhar de hora a hora e fixe-se no horizonte durante cerca de cinco minutos, sem focar para perto», adverte o médico oftalmologista.

Alimentação equilibrada

Uma boa alimentação é um factor preponderante para uma boa saúde ócular. Ingira frutas e verduras da época. São mais acessíveis e cheias de nutrientes. As melhores são as que contêm mais vitamina A (cenoura, abóbora, etc).

Pode também consumir frutos secos e desidratados, desde que não o faça em excesso, como as nozes, amêndoas, alperces e ameixas secas, passas e figos secos. Os cereais, o alho, a salsa e o mel são também quatro bons aliados da sua visão.

Leia de forma adequada

De acordo com o oftalmologista Nuno Campos, se seguir os seguintes conselhos, terá menor hipótese de sentir cansaço visual:
  • Não se aproxime nem se afaste muito do livro.
  • Abra bem os olhos.
  • Escolha a luz certa. Não deve ser nem pouca nem excessiva, nem muito clara nem muito escura. Quanto mais natural, melhor, mas se não for possível, assegure-se de que está bem distribuída.
  • Evite forçar a vista quando a sentir cansada.
  • Não fixe o olhar em imagens ou textos desfocados.
  • O papel não deve ser brilhante nem ter texturas.
Fonte: SAPO Saúde

Sem comentários: