Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Visão tem papel fundamental na segurança rodoviária

A visão ao volante e todos os fatores que podem influenciá-la foram alvo da análise de vários de especialistas de diversas áreas que se reuniram no seminário “A visão no Ar, na Terra e no Mar” promovido pelo Grupo de Ergoftalmologia da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

Há vários fatores que podem influenciar perceção visual na condução automóvel aos quais todos os condutores devem estar atentos, por poderem condenar a segurança de quem circula na estrada. Isabel Ritto e Fernando Bivar, oftalmologistas, realçam a iluminação como sendo um dos elementos primordiais de segurança na condução.


A iluminação excessiva, por exemplo, pode reduzir a sensibilidade da retina e até mesmo causar dor física. Assim, o encandeamento, que originado pelos faróis de um carro que circula em sentido contrário mas também pelos painéis vídeo/LCD colocados nas vias rodoviárias, pode desencadear uma situação de enorme perigo.

Existem ainda outros agentes que têm um papel importante no desempenho da visão ao volante como a acuidade visual, ou seja, a capacidade de distinguir objetos que parecem muito próximos, o contraste, a perceção das cores e da profundidade e o campo visual.

Uma situação frequente de limitação do campo visual resulta, por exemplo, da colocação de painéis publicitários nas vias. Os especialistas chamaram ainda a atenção para o facto de a ingestão de medicamentos, o álcool e a sonolência influenciarem indiscutivelmente a visão e os reflexos.

Sem comentários: