Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Proteja a sua visão dos raios UV

Preservar a visão passa também pela proteção dos olhos contra as agressões externas, nomeadamente agressões invisíveis como a radiação Ultra-Violeta (UV). Como órgão delicado que é tem uma forma natural de fazer essa proteção, mas que causa, a seu tempo, outras complicações. É por isso essencial usar protecção UV por intermédio de óculos cujas lentes tenham essa função.

Embora a radiação UV seja invisível para os olhos, esta está presente todos os dias em todos os lugares, mesmo em condições de nebulosidade ou mesmo de chuva. A longo prazo, e atendendo ao aumento do risco ambiental, a ausência de proteção pode provocar doenças graves, quer ao nível do cristalino (cataratas), quer da córnea (queratites e opacificações da córnea), quer da conjuntiva (conjuntivites). podendo em alguns casos levar a cegueiras parciais ou mesmo totais.

Contrariamente ao que grande parte das pessoas pensam, o que protege da radiação UV é o material ou tratamentos da lente, e não a sua coloração. O material ou tratamento da lente deve filtrar 100% da radiação UVA e UVB, perigosos para a saúde visual. A coloração apenas protege contra o excesso de luz, proporcionando maior conforto visual.

As lentes solares têm 5 categorias diferentes para as colorações, desde a menos escura, 0 ou A, até à mais escura, 4 ou E. Uma vez mais estas diferenças apenas protegem da maior ou menor intensidade de luz, mas todas protegem igualmente contra a radiação ultra-violeta.

Existem também uma outra categoria de lentes dentro de cada uma destas categorias, chamadas lentes polarizadas, que são as lentes ideais para a condução e para utilização em ambientes mais extremos e em situações de maior exigência visual. A diferença é que estas lentes protegem contra o ofuscamento provocado pelo reflexo da luz em determinadas superfícies, dando assim um maior conforto visual e uma maior nitidez na imagem.

Quando não se usa óculos de sol mas há necessidade de uso de óculos graduados existe também a possibilidade de utilizar lentes com filtro UV, quer por intermédio de lentes fotocromáticas quer por uso de matérias orgânicas de alto índice.
As lentes fotocromáticas são adequadas para as pessoas que sentem desconforto com iluminação mais intensa, já que são lentes brancas (categoria 0) no interior e à noite e lentes escuras quando ao sol (categoria 3). Em ambientes com luminosidade intermédia podem adoptar tonalidades intermédias (categorias 1 e 2).
Nas lentes orgânicas de alto índice (1.6/1.67/1.7/1.74/1.76) o corte UV é garantido pelo material base em que é fabricada a lente. No entanto este corte não é, em alguns dos materiais, de 100%, mas apenas de 98%. O restante corte da radiação UV pode ser efectuado por tratamentos adicionais aplicados à lente.
Em ambos os casos, as lentes brancas, são sempre recomendadas com tratamento anti-reflexo, que permite aumentar a luz transmitida através da lente e eliminar os reflexos criados no interior da lente ao ser atravessada pelos raios luminosos, dando uma visão mais "limpa".

Sem comentários: