Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quais os óculos mais adequados para o seu rosto?


- Rosto Redondo:

Tipo de rosto sem ângulo definido, com tendência a ser mais largo na linha das maçãs-do-rosto.

Não use: armações redondas, porque elas vão acentuar ainda mais os contornos do seu rosto.

Modelo indicado: armações quadradas ou retangulares, para equilibrar os traços arredondados da testa e queixo.

Óculos de sol: pode usar óculos grandes, mas com formato quadrado. Não se esqueça!!


- Rosto Quadrado:

O rosto quadrado tem uma fronte larga e forte, de maxilar amplo. São indicados óculos (armações) que suavizem os contornos evidentes do seu rosto, as armações arredondadas são um segredinho à parte para dar um ‘up’ nos seus olhos.

Não use: armações quadradas, justamente pelo seu rosto ser quadrado.

Modelo indicado: estilo aviador.

Óculos de sol: óculos totalmente arredondados, com lentes em degradê pois suavizam a parte inferior do rosto.



- Rosto Oval

Tipo de rosto que fica bem com qualquer armação, já que existe um equilíbrio entre os traços do rosto. Mas é preciso tomar um cuidado especial com as armações que dão um certo contraste à cor da sua pele, pois o visual vai ficar um pouco carregado e não vai colaborar com a suavidade do seu rosto. 

Não use: armações pesadas, em tons escuros e que tapem a sobrancelha. 

Modelo indicado: modelo retangular e se quiser, de cor vibrante para modernizar o seu visual.

Óculos de sol: estilo máscara, de preferência retangulares e com lentes em degradê.

- Rosto triângular:

O rosto triangular tem a testa um pouco mais definida e uma ampla linha do maxilar.

Não use: armações que cubram as maçãs do rosto.

Modelo indicado: armações estreitas, sem moldura na parte inferior, que ajudam a ampliar a região do maxilar.
 
Óculos de sol: pode acompanhar a moda usando óculos grandes com lentes em degradê.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Erro refractivo é a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo

O dia Mundial da Visão, que se celebra a 13 de Outubro, é o dia internacional dedicado à consciencialização sobre as questões da cegueira evitável e a deficiência visual e faz parte da iniciativa global "2020 The Righ to Sight".
A nível mundial, a OMS estima que 284 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual, dos quais 19 milhões são crianças, e 65% têm mais de 50 anos; 39 milhões são cegos; 245 milhões têm incapacidades moderadas ou severas.
É importante reconhecer que a cegueira e a deficiência visual são questões globais de saúde pública e que 80% dos casos podem ser prevenidos e evitados (tratados e curados).
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) este ano destaca a questão do erro refractivo não corrigido, pois está identificado como a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo. Note-se que 50 por cento da população adulta portuguesa e 20 por cento das crianças (5-15anos) sofrem de erros refractivos significativos.
O impacto social desta condição na vida das pessoas das suas famílias e da comunidade onde se inserem é enorme, resultando em perdas de produtividade da economia global na ordem dos 427 mil milhões de dólares.
A solução para este problema é simples e incomparavelmente mais económica. Passa por tornar acessível a todos o exame visual e um par de óculos. O custo direto por pessoa nos EUA desta medida no ano 2000 foi estimado em 139 dólares por pessoa.
"Para combatermos estes problemas, entendemos ser necessário melhorar as condições de acesso dos utentes aos cuidados de saúde visual, com especial atenção à diminuição drástica do tempo de acesso aos mesmos. Para tal, é urgente o estabelecimento de um programa integrado de CPS visual que funcione como o ponto de entrada no sistema e que potencie o SNS de meios para suprir as necessidades das populações. O não estabelecimento de programas integrados de CPS visual traz subversões e ineficiências ao sistema cujas consequências podem ser gravosas e que poderiam ser perfeitamente evitáveis", lê-se em comunicado da APLO.
O optometrista está em condições de resolver a maioria dos problemas de saúde visual que se deparam à maioria das pessoas a maioria das vezes. Tem também um perfil formativo que lhe permite identificar as situações que carecem de cuidados mais especializados.
De facto, a optometria em Portugal já tem essa função e tem-na realizado com sucesso há alguns anos. Os optometristas são, de facto, o maior grupo profissional no que respeita à saúde visual. É do interesse público a regulamentação da optometria e do acesso à profissão, e a integração dos optometristas no SNS.
Neste dia, a APLO apela à população que se junte à Associação nesta demanda e que exija verdadeiros e eficazes Cuidados de Saúde Visual que vão ao encontro das suas necessidades e que ajude a erradicar a cegueira evitável.

Fonte: Revista Mundo da Óptica

Dia Mundial da Visão

Hoje é o Dia Mundial da Visão!

À quanto tempo não leva a sua visão para uma revisão?

Passe pela nossa loja e verifique o seu estado visual.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mude de Visual

Cansado do seu visual?

Gostava de mudar de estilo?

Experimente usar óculos, e seja visto de outra forma!



Como vê, apenas com a introdução dos óculos certos no visual, a primeira opinião sobre uma pessoa pode ser completamente diferente!

Motorista de pesados -> Professor
Arruaceiro -> Artista
Motoqueiro -> Estilista
Rapariga fácil -> Rapariga difícil

sábado, 8 de outubro de 2011

Cientistas conseguem recuperar visão de doentes com córneas criadas em laboratório

Córneas biossintéticas implantadas cirurgicamente permitiram restaurar parcialmente a visão de alguns doentes, segundo um pequeno ensaio clínico realizado na Suécia a dez pacientes, citado pela Lusa.

A investigação, a cargo de uma dupla de cientistas suecos e canadianos e publicada na quarta-feira na revista médica Science Translational Medicine, revela que as córneas criadas em laboratório podem incitar os nervos e tecidos oculares danificados a regenerarem-se, restaurando a visão no olho humano da mesma forma com que o fazem as córneas de dadores.

«Este estudo clínico é importante porque, pela primeira vez, mostra que uma córnea fabricada artificialmente pode integrar-se no olho humano e estimular a regeneração dos tecidos», afirmou o seu principal autor, May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Otava, no Canadá.

Após a investigação, a taxa de sucesso completo do procedimento entre 112 doentes voluntários rondou os 76,6 por cento.

Para os cientistas, as córneas biossintéticas feitas com colagénio (proteína humana) são uma esperança para os doentes que necessitam de transplantes de córnea mas que não têm dadores.

O seu implante evita algumas desvantagens associadas ao tecido humano regular, como a possível transmissão de uma doença por parte do dador e a rejeição.

A visão humana depende da córnea, uma película de tecido transparente que cobre a superfície dos olhos e que refracta a luz para focar as imagens na retina. A película é frágil e pode danificar-se facilmente devido a uma infecção ou a um desprendimento.

A médica May Griffith colaborou com o cirurgião sueco Per Fagerholm, da Universidade de Linköping, onde se realizaram as intervenções cirúrgicas. Fagerholm e os seus colegas retiraram o tecido afectado das córneas de um dos olhos de dez doentes e substituíram-nas por implantes biossintéticos.

Os médicos seguiram a evolução dos pacientes durante dois anos após a cirurgia e observaram que as células e os nervos de nove de dez doentes voltaram a crescer e a envolver o olho completamente.

Em geral, a visão melhorou em seis dos dez pacientes operados e, depois de lhes terem sido colocadas lentes de contacto, todos tiveram uma visão equivalente ao transplante convencional de córnea com tecido humano. Os doentes não rejeitaram o implante.

A perda da visão devido a doença ou lesão na córnea atinge mais de dez milhões de pessoas no mundo. A falta de dadores de córnea tem sido uma das grandes preocupações dos médicos.

Fonte: TVI24