Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Erro refractivo é a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo

O dia Mundial da Visão, que se celebra a 13 de Outubro, é o dia internacional dedicado à consciencialização sobre as questões da cegueira evitável e a deficiência visual e faz parte da iniciativa global "2020 The Righ to Sight".
A nível mundial, a OMS estima que 284 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual, dos quais 19 milhões são crianças, e 65% têm mais de 50 anos; 39 milhões são cegos; 245 milhões têm incapacidades moderadas ou severas.
É importante reconhecer que a cegueira e a deficiência visual são questões globais de saúde pública e que 80% dos casos podem ser prevenidos e evitados (tratados e curados).
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) este ano destaca a questão do erro refractivo não corrigido, pois está identificado como a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo. Note-se que 50 por cento da população adulta portuguesa e 20 por cento das crianças (5-15anos) sofrem de erros refractivos significativos.
O impacto social desta condição na vida das pessoas das suas famílias e da comunidade onde se inserem é enorme, resultando em perdas de produtividade da economia global na ordem dos 427 mil milhões de dólares.
A solução para este problema é simples e incomparavelmente mais económica. Passa por tornar acessível a todos o exame visual e um par de óculos. O custo direto por pessoa nos EUA desta medida no ano 2000 foi estimado em 139 dólares por pessoa.
"Para combatermos estes problemas, entendemos ser necessário melhorar as condições de acesso dos utentes aos cuidados de saúde visual, com especial atenção à diminuição drástica do tempo de acesso aos mesmos. Para tal, é urgente o estabelecimento de um programa integrado de CPS visual que funcione como o ponto de entrada no sistema e que potencie o SNS de meios para suprir as necessidades das populações. O não estabelecimento de programas integrados de CPS visual traz subversões e ineficiências ao sistema cujas consequências podem ser gravosas e que poderiam ser perfeitamente evitáveis", lê-se em comunicado da APLO.
O optometrista está em condições de resolver a maioria dos problemas de saúde visual que se deparam à maioria das pessoas a maioria das vezes. Tem também um perfil formativo que lhe permite identificar as situações que carecem de cuidados mais especializados.
De facto, a optometria em Portugal já tem essa função e tem-na realizado com sucesso há alguns anos. Os optometristas são, de facto, o maior grupo profissional no que respeita à saúde visual. É do interesse público a regulamentação da optometria e do acesso à profissão, e a integração dos optometristas no SNS.
Neste dia, a APLO apela à população que se junte à Associação nesta demanda e que exija verdadeiros e eficazes Cuidados de Saúde Visual que vão ao encontro das suas necessidades e que ajude a erradicar a cegueira evitável.

Fonte: Revista Mundo da Óptica

Sem comentários: