Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Portugueses não reconhecem perigos do sol para os olhos

Estudo internacional “Healthy Sight Survey”, da Transitions Optical conclui que apenas 15 por cento dos portugueses reconhece os perigos dos raios UV para a saúde visual.

A Transitions Optical, especialista em lentes fotocromáticas, acaba de divulgar as conclusões do seu mais recente estudo sobre saúde visual, realizado pela Ipsos Health a cerca de 8000 pessoas em oito países (França, Holanda, Espanha, Portugal, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Itália). Este estudo conclui que apenas 15% dos portugueses reconhece os perigos dos raios UV para a saúde visual.

Quando questionados sobre os efeitos dos raios UV na saúde, 67% dos portugueses responderam que aumentam o risco do cancro de pele, 17% responderam que podem levar a um envelhecimento precoce da pele e apenas 15% responderam que podem provocar lesões oculares.


Estes são dados preocupantes uma vez que as pesquisas revelam que os danos resultantes de uma exposição prolongada aos raios UVA e UVB (os danos da exposição UV são cumulativos, aumentando cada vez que os olhos são expostos ao sol) podem contribuir para problemas visuais a curto prazo e lesões ou doenças oculares graves relacionadas com a idade, incluindo cataratas. A radiação UV pode igualmente contribuir para a degenerescência macular, a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos, causar a queimadura solar da superfície dos olhos, uma situação denominada fotoqueratite e provocar formações amareladas da superfície ocular conhecidas por pingéculas e pterígio. A nível mundial cerca de 16 milhões de pessoas estão actualmente cegas devidos às cataratas, a Organização Mundial de Saúde estima que 20% destes casos se devem à exposição aos raios UV.

Quando questionados sobre o que fazem para proteger a visão dos raios UV 67% dos portugueses responderam que usam óculos de sol com protecção UV, 18% responderam que usam óculos com lentes fotocromáticas (lentes claras em ambientes interiores que escurecem automaticamente no exterior de acordo com a intensidade da luz e que por isso reduzem a fadiga ocular para além de bloquearem 100% dos raios UV) e 13% dizem que não fazem nada em particular. Segundo os especialistas de facto é muito importante utilizar óculos com lentes com protecção UV para proteger a visão.

As lentes sem protecção UV fazem com que a pupila dilate chegando assim mais radiação ao olho e aumentando a probabilidade de lesões. Também aqui se pode concluir que os portugueses não estão ainda conscientes dos perigos dos raios UV pois apenas 8% utilizam óculos com lentes claras com protecção UV apesar de 70% responderem que usam lentes de contacto ou óculos com graduação.

O estudo da Transitions Optical questionou depois os portugueses em que ocasião fizeram o seu primeiro check up à visão, aqui 50% responderam que fizeram o primeiro teste à visão porque tinham problemas em ver, 22% responderam que fizeram os testes para um controlo regular da saúde visual e 5% reponderam que nunca fizeram um check up à visão.

Por outro lado quando questionados sobre a idade que tinham quando fizeram o primeiro teste à visão, 45% dos portugueses responderam que tinham 20 ou mais anos, 17% que tinham mais de 40 anos e 19% responderam que tinham menos de 10 anos. Contudo quando questionados sobre quando é recomendável fazer o primeiro teste à visão 89% dos portugueses responderam antes da escola (antes dos seis anos) o que demonstra aqui uma contradição. Apesar de terem noção da importância dos testes regulares à visão os portugueses mostram alguma relutância em faze-los.

Estes resultados são inquietantes pois muitos problemas de visão ou dos olhos não tem sinais óbvios ou sintomas e por isso é provável que existam mesmo sem serem diagnosticados. A Organização Mundial de Saúde estima que 15% das crianças a nível mundial tem problemas de visão não diagnosticados ou não corrigidos dai a grande importância da realização de exames visuais regulares.

A falta de conhecimento dos portugueses em relação aos raios UV torna-se ainda mais preocupante porque quando questionados acerca do número de horas durante a semana que passam ao ar livre durante as diversas actividades (jogging, compras, levar as crianças à escola, ciclismo, ir para o trabalho etc...) 57% dos portugueses responderam que passam mais de 15 horas ao ar livre por semana. O que faz dos portugueses os que passam mais tempo ao ar livre entre os 8 países onde foi feito o estudo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Evolução do Olho Humano

Será o olho humano assim tão perfeito? Veja este vídeo e descubra quais os limites e imperfeições que a evolução colocou no olho humano!

terça-feira, 11 de maio de 2010

3D Pode Ter Efeitos Nocivos



Depois da estreia de Avatar os cientistas passaram a contar com uma maior amostra para estudar eventuais efeitos nocivos do 3D na visão humana. E eles parecem mesmo existir.


Filmes como ‘Avatar' e ‘Alice no País das Maravilhas', que estrearam em Portugal este ano e que têm a particularidade de serem a três dimensões, deram aos investigadores da área da optometria uma amostra suficiente para levar a cabo novos estudos sobre os efeitos do 3D na visão humana.

Alguns investigadores já apelidaram os efeitos noviços do 3D de 'Conflito de Acomodação-Vergência', que também se pode traduzir no cansaço ocular e nas dores de cabeça que alguns espectadores dizem sentir depois de uma sessão de cinema a três dimensões, avança a Exame Informática.

Segundos os investigadores, este ‘conflito' parece ter origem nas imagens a três dimensões. Isto porque como os olhos precisam de repartir funções entre o ecrã e o espaço que o volume dos objectos ocupam, para que imaginariamente se crie a imagem a três dimensões, há uma constante alternância entre a tentativa de focar o olhar entre um ponto real (o ecrã, que emite luzes e imagens) e um espaço imaginário (atrás ou à frente do ecrã).

Esta constante tentativa de foco do olhar em pontos diferentes faz com que os espectadores, embora não sintam qualquer desconforto durante o filme, saiam do cinema com a ‘vista cansada' ou com dores de cabeça.

Um especialista da Universidade da Califórnia, Martin Banks, está a estudar os efeitos do 3D no sistema visual e explicou à Technology Review, citada pela Exame Informática, que as imagens podem suscitar um conflito entre a capacidade de focagem e acomodação dos olhos - e daí ter dado o nome de Conflito Acomodação-Vergência ao fenómeno.

Os investigadores, maioritariamente norte-americanos, que estão a estudar o fenómeno, alertam para que as crianças sejam levadas a um oftalmologista no caso de saírem de uma sessão de cinema 3D com dores de cabeça ou sintomas de ‘vista cansada'.

E embora o cinema pareça diminuir um pouco o impacto destes efeitos nocivos graças à distância a que o espectador está do ecrã, os estudos apontam para que novos resultados surjam depois do lançamento das televisões 3D.


Veja também:

sábado, 8 de maio de 2010

Indicações para Utilizadores Iniciais de Lentes de Contacto


Se pretende começar a utilizar lentes de contacto, ou se as usa à pouco tempo, aqui ficam dois documentos com as recomendações e formas de procedimento para o manuseamento, colocação, tiragem e conservação de lentes de contacto.


Estes documentos podem servir como primeira ajuda no caso de surgir uma dúvida, pelo que pode imprimi-los e recorrer a eles sempre que precisar, mas se mesmo assim a dúvida persistir o melhor é contactar-nos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Promoção Oferta do 2º Par de Lentes (Anti-Reflexo ou Sol)

Se sempre quis graduar uns óculos de sol, com a sua graduação. Se gostava de ter outro par de óculos porque os que tem não são adequados em todas as situações. Ou se precisa de outro par de óculos por necessidade, mas nunca o fez porque as lentes são muito caras ou porque tem que despender muito dinheiro, nós podemos ajudar.


Pois é, no seguimento do que tem ocorrido outros anos, arrancou no início do mês a campanha de OFERTA do segundo par de lentes.
Para tal apenas terá que adquirir uns óculos graduados (com lente Anti-Reflexo ou de Sol) e nós oferecemos o segundo par de lentes.
Mesmo que use lentes progressivas ou graduações de lentes de fabrico especial temos uma solução para lhe oferecer um segundo par de lentes (de Sol ou com Anti-Reflexo) inteiramente Grátis, com as mesmas características de material e geometria das lentes que adquirir.
Não deixe de nos visitar e conhecer melhor esta surpreendente campanha.