Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

terça-feira, 11 de maio de 2010

3D Pode Ter Efeitos Nocivos



Depois da estreia de Avatar os cientistas passaram a contar com uma maior amostra para estudar eventuais efeitos nocivos do 3D na visão humana. E eles parecem mesmo existir.


Filmes como ‘Avatar' e ‘Alice no País das Maravilhas', que estrearam em Portugal este ano e que têm a particularidade de serem a três dimensões, deram aos investigadores da área da optometria uma amostra suficiente para levar a cabo novos estudos sobre os efeitos do 3D na visão humana.

Alguns investigadores já apelidaram os efeitos noviços do 3D de 'Conflito de Acomodação-Vergência', que também se pode traduzir no cansaço ocular e nas dores de cabeça que alguns espectadores dizem sentir depois de uma sessão de cinema a três dimensões, avança a Exame Informática.

Segundos os investigadores, este ‘conflito' parece ter origem nas imagens a três dimensões. Isto porque como os olhos precisam de repartir funções entre o ecrã e o espaço que o volume dos objectos ocupam, para que imaginariamente se crie a imagem a três dimensões, há uma constante alternância entre a tentativa de focar o olhar entre um ponto real (o ecrã, que emite luzes e imagens) e um espaço imaginário (atrás ou à frente do ecrã).

Esta constante tentativa de foco do olhar em pontos diferentes faz com que os espectadores, embora não sintam qualquer desconforto durante o filme, saiam do cinema com a ‘vista cansada' ou com dores de cabeça.

Um especialista da Universidade da Califórnia, Martin Banks, está a estudar os efeitos do 3D no sistema visual e explicou à Technology Review, citada pela Exame Informática, que as imagens podem suscitar um conflito entre a capacidade de focagem e acomodação dos olhos - e daí ter dado o nome de Conflito Acomodação-Vergência ao fenómeno.

Os investigadores, maioritariamente norte-americanos, que estão a estudar o fenómeno, alertam para que as crianças sejam levadas a um oftalmologista no caso de saírem de uma sessão de cinema 3D com dores de cabeça ou sintomas de ‘vista cansada'.

E embora o cinema pareça diminuir um pouco o impacto destes efeitos nocivos graças à distância a que o espectador está do ecrã, os estudos apontam para que novos resultados surjam depois do lançamento das televisões 3D.


Veja também:

Sem comentários: