Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Daltónicos Sentem Dificuldade em Ver "JABULANI PORTUGUESA"


Várias pessoas com daltonismo afirmaram que confundem a cor laranja da bola desenvolvida para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o relvado. Os daltónicos revelaram que não conseguem acompanhar os lances de bola nos jogos ao vivo e nas transmissões televisivas.


Contudo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, António Travassos, referiu que "os daltónicos conseguem ver perfeitamente a bola de futebol, mas com uma tonalidade cinzenta em vez de laranja". Em declarações à Agência Lusa, o médico oftalmologista disse que "os daltónicos confundem o vermelho com o verde. É verdade que o laranja tem o comprimento de onda muito próximo do vermelho, podendo suscitar confusão. Porém, a bola fica com uma tonalidade cinzenta, capaz de ser vista parada e em movimento", defendeu António Travassos.

A bola portuguesa inspirou-se na Jabulani desenvolvida para o Campeonato do Mundo 2010 e é, segundo os seus criadores, "perfeitamente redonda e a mais exacta da história do futebol". Perante a polémica em torno da Jabulani, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional admitiu já que poderá alterar a cor da bola oficial do campeonato português, surgindo com cores mais claras em Novembro.

Fonte:  ÓpitcaPro

Sem comentários: