Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O melhor método de limpeza de Lentes de Contacto

Quando se trata de lentes de contacto gelatinosas, esfregá-las e enxaguá-las antes de as colocar numa solução de limpeza durante a noite é a melhor maneira de matar os micróbios e evitar infecções oculares, de acordo com um estudo do Instituto da Visão Brien Holden, em Sidney, Austrália, publicado na revista “Optometry and Vision Science”.

No estudo, a equipa liderada por Hua Zhu salienta que o procedimento deve ser feito mesmo se utilizar uma solução desinfectante que refira não ser necessário esfregá-las. “Além de colocar as lentes de contacto numa solução de limpeza, esfregá-las e enxagua-las é o método mais eficaz para todos os tipos de soluções e para as lentes de qualquer tipo”, disse, em comunicado de imprensa, Hua Zhu.

Para o estudo, os cientistas compararam três métodos de limpeza de lentes de contacto gelatinosas: esfregar e enxaguar, que incluí alguns segundos de fricção e em seguida deixá-las algumas horas na solução; só enxaguar e deixar na solução de limpeza ou usar apenas a solução.

Os investigadores usaram soluções desinfectantes multiusos comuns (incluindo as que anunciavam não ser necessário esfregar) para eliminar bactérias, fungos e células de mofo cultivadas em lentes de contacto gelatinosas comercialmente disponíveis, incluindo dois tipos de lentes de hidrogel de silicone.

Os autores do estudo verificaram que as soluções foram mais eficazes quando se usava a técnica de esfregar e enxaguar as lentes antes de as colocar na solução de limpeza. Só usar a solução permitia que mais micróbios permanecessem nas lentes.

Além disso, usar só a técnica de enxaguar melhorou os resultados de limpeza quando se utilizaram soluções que continham o conservante Polyquad. Mas só enxaguar foi menos eficaz na remoção de micróbios de um dos dois tipos de lentes de hidrogel de silicone avaliados, chamado galyfilcon A.

Excluir o passo de esfregar as lentes poderia deixar mais micróbios, mostrou o estudo. "Depois de terem aderido à superfície, os microrganismos podem ser menos susceptíveis à desinfecção”, explicaram os cientistas.

A equipa concluiu que esfregar e enxaguar é a melhor maneira de eliminar os micróbios de todos os tipos de lentes de contacto gelatinosas. Também verificaram que este passo é importante para prevenir infecções oculares em utilizadores de lentes de contacto.

Fonte: Revista Mundo da Óptica

Sem comentários: