Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

terça-feira, 16 de março de 2010

Associação Nacional dos Ópticos alerta para a prevenção visual


Segundo um recente estudo internacional realizado pela Ipsos Health, 53% dos portugueses inquiridos disseram que nunca visitaram um optometrista. “Mais de metade da população portuguesa nunca consultou um especialista da visão. São realmente números preocupantes e que reflectem a falta de atenção que as pessoas dão ao seu aparelho visual”, comenta o presidente da Associação Nacional dos Ópticos, Rui Correia. “Idealmente, e quando não há sintomas de quaisquer patologias, dever-se-ia consultar um especialista anualmente ou de dois em dois anos”.

Como prestadores de serviços primários de saúde visual, os Ópticos-Optometristas são, por norma, o primeiro contacto que os portugueses têm com esta área. “Temos o dever de chegar às populações e realizar o rastreio como forma de prevenção”, afirma Rui Correia.


Os perigos da moda

Comprar uns óculos fora de um estabelecimento certificado pode ser altamente prejudicial para a visão. Em nome da moda e da poupança, são muitos os portugueses que compram óculos na rua ou em lojas sem pessoal habilitado para o aconselhamento personalizado.

As grandes cadeias de pronto-a-vestir, as lojas de acessórios, as lojas chinesas comercializam óculos de qualidade óptica duvidosa (provenientes de países asiáticos, em que as exigências legais de fabrico, não são certamente as da UE)”, acusa o presidente da ANO.

Sem qualidade, sem aconselhamento e acompanhamento pós-venda do profissional habilitado para tal, o consumidor expõe-se a sérios riscos de saúde ocular. Não é demais, por isso mesmo, reforçar aqui a recomendação: óculos devem ser adquiridos nas ópticas, a bem da sua saúde”, recomenda.

Os óculos com lentes sem protecção fazem com que a pupila dilate, entrando mais luz no olho, aumentando, assim, a probabilidade de lesões oculares. Esta regra não se aplica somente aos óculos de sol. Quem usa óculos oftálmicos deve assegurar-se que as lentes têm igualmente protecção contra os raios UVA e UVB.

Pesquisas recentes indicam que a exposição a longo prazo aos raios solares UVA e UVB pode levar à degeneração macular relacionada com a idade, cataratas e outras doenças oculares que podem comprometer a qualidade da visão.

No Verão, os raios UV atingem os valores mais altos, o que aumenta, consequentemente, a necessidade de proteger os olhos. Porém, também nas outras estações do ano se devem ter esses cuidados. “Agora é fundamental que se proteja os olhos das poeiras e dos pólenes, para evitar as alergias”, aconselha Rui Correia. Nos dias nublados, a protecção visual é igualmente importante, devido à radiação solar.

in Mundo da Óptica

Sem comentários: