Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

terça-feira, 23 de março de 2010

Problemas oculares podem ser evitados através da correcta prevenção

Testes à visão com regularidade e desde tenra idade evitam problemas oculares.

Quanto mais cedo se consultar um especialista da visão, menos probabilidades existem de se desenvolverem problemas oculares. No que toca às crianças, alerta para o facto da falta de atenção, notas baixas e letras grandes e tortas poderem ser sinais indicativos de desinteresse do aluno na escola, que no entanto poderão, esconder eventuais problemas de visão; estudos da Organização Mundial de Saúde apontam para que cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentem deficiência visual.

Detectar problemas de visão ainda durante a infância garante uma boa aprendizagem e um melhor rendimento dos mais pequenos, evitando-se situações mais complexas no futuro. Os cuidados a ter com a visão das crianças devem começar logo a seguir ao parto - a primeira avaliação da capacidade visual deverá ser feita pelos pediatras, na maternidade, e o exame anual à visão deve ser incluído na rotina do crescimento nos primeiros três anos de vida (quando o sistema visual está em desenvolvimento). As doenças oculares diagnosticadas até aos 10 anos de idade – fase em que a visão está totalmente formada – evitam a ambliopia, que pode causar a perda de visão.

Passada a fase da infância e juventude os cuidados a ter com a visão devem ser ainda mais rigorosos. Estudos recentes, como é o caso da pesquisa feita pelo National Institute of Occupation Health and Safety, revelam que cerca de 90% dos executivos que passam mais de três horas por dia à frente do computador sofrem de algum distúrbio de visão.

Neste sentido, os optometristas chamam à atenção para a denominada “síndrome do utilizador do computador”, um conjunto de problemas oculares e visuais relativos ao trabalho, que se manifesta devido ao uso frequente do computador. Esta síndrome pode causar fadiga visual (desconforto visual não específico), visão dupla (diplopia), visão distorcida ao longe e/ou ao perto, cansaço geral, cefaleia, dores nas costas e pescoço, etc. Estes sintomas têm tendência a aumentar se a distância do computador não for a mais correcta, se houver má iluminação, jornada de trabalho excessiva e no caso de existência de reflexos de luz no monitor.


Na maioria dos casos o problema pode ser resolvido com correcção ocular (uso de óculos) mas existem outras formas de prevenir a síndrome do utilizador do computador: lágrimas artificiais ou suplementos de ómega3. Já para a exposição aos raios solares, recomenda-se o uso de óculos de sol com filtro U.V devidamente certificados, para se evitar problemas na retina, alterações na córnea e, a mais frequente de todas, a catarata. Uma lente inadequada pode trazer sérios danos à visão e por isso é importante que o utilizador exija uma garantia de qualidade dos óculos que adquire.

No que se refere a idades mais avançadas, cerca de 15% das pessoas com mais de 65 anos têm problemas de visão aumentando esse número para 35% aos 85 anos de idade. Números recentes apontam para que mais de 90% dos idosos precisem de óculos e desses, cerca de 20%, mesmo com o uso deste recurso, não consigam ter uma boa visão.

Há estudos que demonstram que cerca de 18% dos casos de queda com fractura de fémur estão relacionados com dificuldades visuais. Como o processo de envelhecimento acarreta problemas visuais é importante que exista um acompanhamento especializado. A retinopatia diabética e a degeneração macular são dois dos mais frequentes problemas que afectam a visão com o avançar dos anos e que, se não forem tratados, podem levar à cegueira.

in Mundo da Óptica

Sem comentários: