Assinala-se hoje o Dia Mundial do Glaucoma. A doença é uma das principais causas de cegueira em Portugal e afecta, sobretudo, pessoas idosas. Apesar de poder levar à cegueira, a doença poderá ser controlada se for diagnosticada de forma precoce.
«Não existem estudos nacionais da prevalência desta patologia, mas extrapolando os dados europeus, admite-se que 100 mil doentes estão diagnosticados em Portugal. No entanto, por cada doente diagnosticado, poderão haver 2 ou 3 nos quais a doença não foi reconhecida», de acordo com o comunicado de imprensa do Grupo de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Glaucoma (SPO).
O glaucoma é uma doença multifacetada que afecta, na maioria das vezes, o nervo óptico, havendo uma pressão intra-ocular que leva à perda do campo visual. No entanto nem sempre é fácil diagnosticar esta patologia. «Há várias formas de glaucoma. Na mais frequente, a de ângulo aberto há, frequentemente, elevação da tensão intra-ocular. Mas a doença também pode evoluir com tensão normal ou mesmo baixa. Nestas formas o diagnóstico requer uma grande experiência clínica porque é, muitas vezes, difícil», refere o coordenador do Grupo de Glaucoma da SPO, Nunes da Silva.
O ideal é fazer uma visita anual ao especialista de visão, principalmente a partir dos 40 anos ou se se tem familiares com glaucoma.
in SAPO Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário