Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Anomalias Visuais - Astigmatismo


Sente que vê os bordos de um objecto pouco nítidos e que as linhas rectas não estão bem definidas? Estão é provavelmente astigmata.
O astigmatismo é uma das insuficiências mais comuns e aparece frequentemente associado a outras insuficiências como a miopia e a hipermetropia.
 
 
Quais as causas do astigmatismo?

O astigmata tem uma visão imperfeita, quer ao longe, quer ao perto.
O astigmatismo é causado por uma curvatura irregular da córnea que provoca uma deformação da mesma. A forma da córnea é mais ovalada do que redonda. Este desajuste faz com a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.


Como posso saber se sou astigmata?

Os primeiros sinais do astigmatismo manifestam-se quando vê os bordos de um objecto desfocados ou não vê as linhas rectas bem definidas, ou ainda quando um ponto aparece mais como um borrão. Pode ainda confundir símbolos próximos, como por exemplo o H, o N e o M

Se o seu grau de astigmatismo é fraco, muitas vezes pode parecer-lhe que tem uma visão perfeita, mas na verdade está a esforçar-se por ver nitidamente. Isto irá acabar por lhe provocar fadiga ocular e dores de cabeça. Pode ainda causar ardor e comichão nos olhos.

Como se corrige o astigmatismo?

O astigmatismo corrige-se com uma lente oftálmica chamada tórica ou cilindrica. As curvas destas lentes compensam as da córnea e direccionam os raios de luz para um único ponto. Uma vez que o astigmatismo está frequentemente associado a outras insuficiências visuais, as lentes devem igualmente ser adequadas ás mesmas.

 
Quais as razões do astigmatismo?

O astigmatismo é quase sempre hereditário e aparece associado a outras insuficiências visuais. Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos diários.

Se tem mais questões ou dúvidas sobre o astigmatismo, por favor consulte-nos.



Veja também:   Hipermetropia   Miopia   Presbiopia

Sem comentários: