Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Anomalias Visuais - Hipermetropia


Tem dificuldades em ver os objectos perto de si, mas vê bem ao longe?

Então provavelmente é hipermétrope. Esta é uma das insuficiências visuais mais comuns.
 
 
Quais as causas da hipermetropia?

A hipermetropia é causada por um “crescimento insuficiente” do globo ocular. O seu olho é, por assim dizer, “demasiado curto” e não consegue ajustar a refracção da luz que recebe de perto. A luz é direccionada para um ponto focal que fica atrás da retina, pelo que as imagens formadas ficam desfocadas.


Por vezes, a hipermetropia é causada por uma curvatura insuficiente da córnea o que faz com que a luz não se foque na retina e a imagem apareça desfocada.

Quais os primeiros sinais da hipermetropia?

Um dos sintomas da hipermetropia é a dificuldade em ver ao perto. Muitas vezes as pessoas não sabem que são hipermétropes porque fazem um esforço para ver nitidamente. Este esforço permanente de acomodação torna-se mais evidente com o passar dos anos e pode causar dores de cabeça, fadiga ocular e mesmo “olhos lacrimejantes”. Uma hipermetropia ligeira pode passar despercebida até aos 40/50 anos, porque a visão pode ser nítida, mas à custa de grande esforço ocular.

Como se corrige a hipermetropia?

A hipermetropia corrige-se com lentes convergentes (convexas), também chamadas de positivas. Estas lentes direccionam a luz de forma a convergir correctamente sobre a retina, possibilitando assim a formação de imagens nítidas sobre a retina.



Quais as causas da hipermetropia?

A hipermetropia é uma insuficiência hereditária. Esta pode dissipar-se durante o crescimento mas tem tendência a manifestar-se na fase adulta.

Outros factores como o stress, a má nutrição e a iluminação insuficiente podem também reforçar a hipermetropia.

Se tem mais questões ou dúvidas sobre a hipermetropia, por favor consulte-nos.

Veja também:  Miopia  Astigmatismo  Presbiopia

Sem comentários: