Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sábado, 12 de junho de 2010

Os "Preguiçosos" Não Vêem a 3D


O actor Johnny Depp, que encarna a personagem do Chapeleiro Maluco no novo filme de Tim Burton, "Alice no País das Maravilhas”, afirmou recentemente numa entrevista à “Entertainment Weekly” que não consegue ver o seu recente trabalho, pois tem um problema no olho esquerdo que o impede de ver a três dimensões.


Pela descrição feita pelo actor, tudo indica que sofra de ambliopia, ou seja, que tem um “olho preguiçoso”.

Esta anomalia visual surge quando um olho se desenvolve menos do que o outro. Por exemplo, quando uma criança tem -4.00 de miopia num olho e do outro vê perfeitamente, o cérebro pode “desligar” automaticamente a imagem que vem do olho míope para ver apenas a imagem boa. Com o tempo, o olho que não é usado deixa de se desenvolver, podendo inclusive levar à cegueira.

Ver a três dimensões

Só que a tecnologia usada nos filmes 3D depende da visão binocular para funcionar. No cinema, as imagens destinadas ao olho esquerdo e ao olho direito (levemente deslocadas para o lado uma da outra) são exibidas ao mesmo tempo. Só não vemos as imagens a dobrar porque são tratadas de maneira diferente. Esse tratamento é chamado de “polarização”. A luz pode viajar em dois sentidos: horizontal ou vertical. A polarização faz com que uma das imagens "viaje" apenas num sentido e a outra no sentido oposto. Como cada uma das lentes dos óculos 3D tem um "filtro" – ou para luz horizontal ou para vertical - elas pegam numa das imagens de cada vez. Assim, as imagens do olho esquerdo vão só para o olho esquerdo e o mesmo acontece com o olho direito. As duas informações diferentes, ao chegarem ao mesmo tempo, dão a tal sensação de profundidade.

Além da ambliopia, há mais razões para que uma pessoa não veja a 3D. Pode ter um estrabismo muito forte num dos olhos, cataratas ou sofrer de degeneração de um olho só por causa da idade ou até ter olhos desalinhados.

Neste último caso, duas coisas podem acontecer: ou a pessoa vê a dobrar ou suprime uma das imagens.

Sem comentários: