Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Anomalias Visuais - Miopia


Tem dificuldades em ver nitidamente os objectos ao longe, mas consegue ver bem ao perto? Então é provavelmente míope. E não está sozinho. Estima-se que quase um terço da população mundial sofra de miopia.


Quais as causas da miopia?

A miopia é causada por um crescimento exagerado do globo ocular. O olho é, por assim dizer, demasiado longo. A distância entre a córnea e a retina é grande demais e a imagem forma-se antes da retina. Isto é, a luz converge para um ponto que fica à frente da retina.


A miopia pode também ser consequência de uma curvatura insuficiente da córnea, que faz com que as imagens se formem antes da retina.

A distância para uma visão nítida será tanto mais curta, quanto mais forte for a miopia.

Quais os primeiros sinais da miopia?

Um dos primeiros sintomas da miopia manifesta-se quando tem dificuldade em ver nitidamente os objectos ao longe, podendo mesmo franzir os olhos para ver melhor. Frequentemente provoca dores de cabeça e fadiga ocular.

Como se corrige a miopia?

A miopia corrige-se com lentes divergentes, também chamadas de côncavas, que permitem que as imagens se formem nitidamente sobre a retina.


Porque sou míope?

A miopia é uma insuficiência visual de origem hereditária que se desenvolve maioritariamente nos primeiros 20 anos de vida, ou seja durante a fase de crescimento. Lembre-se, no entanto, que outros factores como o stress, a má nutrição e iluminação insuficiente, podem agravar a miopia.

Se tem mais questões ou dúvidas sobre a miopia, por favor consulte-nos.
Veja também:   Hipermetropia   Astigmatismo   Presbiopia

Sem comentários: