Bem vindo ao blog da NOVOLHAR Óptica Médica. Aqui poderá encontrar informações acerca das nossas actividades, promoções e campanhas de loja, e ainda esclarecer todas as suas dúvidas acerca da Saúde Visual.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Feliz Natal

A Novolhar Óptica Médica deseja a todos os clientes, fornecedores, familiares e amigos em geral, votos de um Santo e Feliz Natal.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Implante com células estaminais pode recuperar visão



Um grupo de investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, criou um implante biodegradável que poderá ajudar as pessoas a reparar e recuperar a visão.


De acordo com as agências de notícias internacionais, esta espécie de "lentes de contacto", enriquecida por células estaminais, imita as características estruturais do olho.

A equipa de cientistas concluiu que, quando colocado no olho, este novo implante faz com que as células estaminais se multipliquem permitindo ao organismo tratar, por si próprio, os danos da córnea. Os danos da córnea são, geralmente, tratados por transplantes ou "transfusão" de células estaminais para o interior do olho, no entanto, nem sempre os resultados são os que se pretendem já que os olhos, por vezes, não retêm as células estaminais.

Uma realidade que poderá vir a alterar-se agora visto que, além do implante, os investigadores criaram também um método para produzir a membrana que tem papel fundamental para que as células estaminais cheguem onde devem chegar.

Fonte: Revista ÓpticaPro

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Promoção de Natal


-- Clique para aumentar --

A crise anda por aí, mas como não queremos que fique sem prenda de Natal, a NOVOLHAR Óptica Médica vai ajudá-lo(a) a esquecer um pouco os tempos difíceis que atravessamos.

Este Natal, a NOVOLHAR Óptica Médica tem para lhe oferecer um fantástico presente ODISSEIAS!

Pode escolher entre um tratamento spa, um jantar romântico, uma estadia num hotel, uma prova radical, entre muitos outros!

Para receber o seu prémio basta fazer uma compra, de óculos graduados ou óculos de sol, na NOVOLHAR Óptica Médica, de valor igual ou superior a 180€.

Não fique à espera, visite-nos e não perca a oportunidade de usufruir de um destes fantásticos presentes que temos para si!


Montra de Natal



Coleção da montra: CAROLINA HERRERA - Coleção feminina, moderna e sofisticada, com apontamentos de grande qualidade. Ideal para progressivos, mas também com peças jovens e modernas!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cientistas portugueses desenvolvem estudo que personaliza correção da visão


Objetivo é fazer com que modelo informático identifique todos os problemas óticos

Cientistas portugueses desenvolvem estudo que personaliza correção da visão
Um modelo que permite determinar a correção individualizada e adequada de cada olho humano está a ser desenvolvido por três cientistas portugueses, que viram o resultado do seu estudo publicado numa revista especializada norte-americana.

O objetivo é conseguir um modelo que permita encontrar uma “solução personalizada para cada doente, indo ao encontro das suas necessidades”, disse à agência Lusa a médica oftalmologista Filomena Ribeiro, um dos elementos da equipa.
São também autores do trabalho, publicado na revista online PLoS ONE, o oftalmologista António Castanheira-Dinis, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e o físico de Instituto Superior Técnico e especialista em ótica João Dias.

Atualmente, com os métodos existentes, os médicos corrigem - com o recurso a óculos, lentes de contacto ou lentes intra-oculares – deficiências mais comuns na vista como a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia, mas têm mais dificuldade em conseguir resposta quando se confrontam com as chamadas aberrações óticas, anomalias diversas nos olhos que distorcem as imagens, explicou Filomena Ribeiro.

O trabalho básico, que a especialista desenvolveu ao longo de quatro anos, consistiu no uso de um programa informático no qual introduziu os dados que foi recolhendo nos 140 pacientes que submeteu a cirurgias aos olhos no Hospital da Luz, em Lisboa, onde desenvolve a atividade clínica.

O resultado aguardado, resultante do desenvolvimento do projeto, é conseguir, com a introdução das deficiências do olho a tratar, que o modelo informático indique qual a forma de corrigir todos os seus problemas e não apenas alguns, acrescentou Filomena Ribeiro.

Antes da publicação na revista norte-americana, no passado dia 03, o trabalho dos três investigadores portugueses já foi distinguido com um prémio no congresso da American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS), anuncia um comunicado do Instituto Superior Técnico divulgado ao final do dia de sexta-feira.

Fonte: SAPO Saúde

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sabe a razão de as mulheres precisarem de óculos de leitura mais cedo que os homens?


As diferenças na anatomia do olho e na capacidade de foco fazem com que as mulheres precisem de correção da presbiopia mais cedo do que os homens?

De acordo com um novo estudo – Meta-Analysis of Sex Differences in Presbyopia – publicado no IOVS, Investigative Ophthalmology & Visual Science estas não são as razões para este facto. Tal necessidade está relacionada com o comprimento do braço e/ou a distância habitual da leitura.

Para chegar a esta conclusão, foi feita uma meta-análise de nove estudos transversais que forneceram dados suficientes para comparar a prevalência e a magnitude da presbiopia entre homens e mulheres.

Segundo os pesquisadores, em média, os braços das mulheres são mais curtos do que os dos homens, e com o passar do tempo, torna-se mais difícil ler apenas com o auxílio do comprimento do braço, ou seja, afastando o livro/tablet/telemóvel para mais longe dos olhos. Por isto, as mulheres precisam de uma correção mais precoce da presbiopia, consequentemente, têm que usar óculos de leitura mais cedo. Elas também precisam de óculos de maior potência de leitura ou de bifocais antes dos homens da mesma idade.

“A presbiopia não corrigida é uma importante causa de deficiência visual no mundo. Uma maior compreensão da etiologia da doença e dos seus fatores de risco pode levar a mudanças nos métodos de correção deste problema, levando em conta as diferenças sexuais”, explica o oftalmologista Virgílio Centurion, director do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Correção da presbiopia

Sobre a presbiopia e sua correção, o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO, destaca, a seguir, alguns pontos importantes sobre o tema:

• Presbiopia em grego significa "olho envelhecido." Quando a presbiopia se começa a desenvolver, por volta dos 40 anos (ou um pouco antes), o paciente irá sentir dificuldade para focar. Geralmente, a dificuldade está relacionada à leitura de letras pequenas. “Quando o paciente começa a segurar o seu livro cada vez mais longe, a fim de ler confortavelmente, este é um sinal precoce da presbiopia. Além de esticar o braço para ler, o paciente também vai começar a precisar de mais luz para ler confortavelmente. Essa incapacidade de ver imagens nítidas em todas as distâncias é natural, mas pode ser corrigida”, diz o médico;

• O processo da vista cansada (nome comum para a presbiopia) atinge 100% da população, inicia-se próximo aos 40 anos e finda aos 60. Após esta idade, quando não existe mais poder de acomodação, pode ser avaliada a possibilidade de correção cirúrgica da visão de perto. “A escolha da técnica dependerá, dentre outros fatores, do estilo de vida, da profissão e dos hábitos do paciente, pois ainda não existe uma técnica única para a resolução deste problema”, explica o médico;

• Diferentes tipos de lentes podem corrigir a presbiopia. Se o paciente nunca usou óculos antes, um par de óculos de leitura pode ajudá-lo a ler ou a realizar tarefas que exijam uma boa visão de perto. Se o paciente precisa corrigir outras condições visuais, o oftalmologista/optometrista pode prescrever óculos bifocais, ou lentes multifocais, que têm diferentes ‘zonas’ que permitem ver em distâncias múltiplas. As lentes de contacto multifocais e bifocais também estão disponíveis para pessoas com presbiopia.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estudo: Lentes com filtros UV “essenciais” para evitar danos oculares



Um estudo britânico afirma que os óculos de sol sem filtros ultravioletas nas lentes, não protegem, de modo adequado os olhos.

Realizado na Universidade de Aston, o estudo avança que a utilização de óculos inadequados pode fazer mais mal do que bem.

O grupo de cientistas, liderado por James Wolffsohn, diz que as pessoas que utilizam óculos com com lentes UV podem adiar o aparecimento de maleitas como a degenerescência macular.
 
Wolffsohn explica a razão por que é fundamental usar óculos de sol adequados.

“O problema reside no sistema ótico do olho cujas lentes servem como um amplificador da luz que incide lateralmente. Então, a luz quando incide de lado é amplificada, cerca de vinte vezes, durante o tempo que demora a atravessar o olho”, explica o professor.

Os cientistas aconselham que para evitar males oculares é necessário utilizar óculos de sol com lentes com filtros de raios ultravioletas. Mesmo quando o sol se esconde é aconselhável a utilização destes acessórios para evitar danos no sistema ótico e na retina.



Veja o vídeo aqui.

Fonte: Euronews

terça-feira, 3 de julho de 2012

Rastreio Visual no Grupo Desportivo A. C. Bouça



Decorreu no passado Domingo, 1 de Julho, na sala de troféus do Grupo Desportivo A. C. da Bouça, um rastreio visual dirigido aos associados e à população em geral.



As pessoas presentes foram analisadas quanto à existência de sinais e sintomas de problemas visuais, quanto ao seu historial de visão, quanto à sua capacidade visual de longe e de perto, quanto à existência de alterações nos meios transparentes e quanto aos valores da Pressão Intra-Ocular. 







Todos os rastreados a quem foram detectadas situações anómalas, foram aconselhados a visitar as nossas instalações afim de efetuarem uma consulta completa de optometria, e assim ser determinado com exatidão o problema e o consequente tratamento. Os casos de problemas não refractivos serão aconselhados a posterior consulta oftalmológica. 

Foram ainda disponibilizados materiais informativos, como folhetos e vídeos, acerca de lentes oftálmicas. Foi também entregue a cada um dos rastreados um folheto informativo com informação acerca dos problemas visuais possíveis de detectar no rastreio e acerca do acordo da NOVOLHAR Óptica Médica com o GDACBouça, que permite aos seus sócios e às pessoas rastreados que não sejam sócios dispor de condições vantajosas (descontos até 25%) na nossa loja. 


Deixamos ainda o nosso agradecimento à direcção do Grupo Desportivo A. C. da Bouça, pela colaboração proporcionada e pela cedência das suas instalações para a realização do rastreio.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mitos e Verdades sobre Saúde Visual



Os erros comummente praticados quanto à saúde ocular são variados, nomeadamente a falta de consultas regulares, exagerar no tempo de utilização das lentes de contacto, comprar óculos de sol em locais não adequados para a venda dos mesmos, utilizar óculos graduados que não tenham sido receitados ou que tenham sido receitados a outra pessoa, entre outros; mas quase toda a gente pratica frequentemente pelo menos um deles.

Porque a prática destes erros tem base em ideias falsas, esclarecemos alguns mitos.

Comer cenoura ajuda a ver melhor?

Verdade. Integrada numa dieta equilibrada, a cenoura é importante para o organismo e também para o sistema visual, já que é um alimento rico em vitamina A, essencial para o correto funcionamento da retina, a membrana responsável pela formação das imagens.

Ler com pouca luz ou à luz de velas é prejudicial?

Verdade. A função visual pode desenvolver-se mesmo em condições de baixa iluminação, porém essas condições provocam um maior cansaço, devido ao maior esforço na realização da tarefa.

Ver TV ou estar ao computador de luz apagada é prejudicial?

Verdade. Da mesma forma que na questão anterior as rápidas variações de luz provocados pelos aparelhos referidos provocam cansaço ocular devido às frequentes mudanças no tamanho pupilar. Essas mudanças no tamanho pupilar são realizadas por um músculo que também interfere na focagem, pelo que nessas condições todo o sistema visual tem que fazer ajustes de forma continuada e muito rápida, o que provoca cansaço.

Olhar diretamente para o sol danifica os olhos?

Verdade. Olhar para qualquer fonte de luz intensa de forma direta pode magoar os olhos, podendo mesmo danificar a retina em casos de luzes mais intensas como o sol ou alguns feixes laser.

Os olhos claros são mais sensíveis à luz?

Mito. Não existe nenhum estudo que comprove essa situação, uma vez que tanto as pessoas de olhos claros como as de olhos escuros podem apresentar desconforto com luzes fortes.

Ler em transportes pode causar descolamento da retina?

Mito. É verdade que ler dentro de um transporte causa cansaço devido ao constante reajustamento do ponto de focagem e aos movimentos oculares de compensação (que a algumas pessoas podem mesmo provocar enjoo), mas não provocam qualquer dano físico nos olhos. Para existir um dano físico nos olhos é necessário que ocorra um trauma direto.

As lentes de contacto coloridas são prejudiciais?

Mito. As lentes de contacto cosméticas, ou coloridas, são de materiais e características idênticas às outras lentes de contacto, apenas existe um corante ou uma camada colorida no interior da lente. Desde que se cumpram as regras de higiene e manutenção indicadas e se faça uma gestão sensata do tempo de utilização e do tempo de vida útil das lentes, quaisquer lentes de contacto podem ser bem toleradas.

Olhar de perto durante muito tempo seguido faz mal ao longe?

Verdade. Quando focamos objetos ao perto, uma série de músculos oculares ficam sobre tensão. Quando deixamos de olhar ao perto e queremos olhar ao longe esses músculos têm que relaxar, o que não é uma situação imediata. Esse relaxamento muscular é tanto mais lento quanto mais tempo se estiver a focar ao perto. Por isso mesmo é aconselhado fazer pausas breves com focagem ao longe durante os períodos de trabalho ao perto.

Os exercícios oculares ajudam a melhorar a vista cansada?

Mito. A presbiopia ou vista cansada é uma condição fisiológica do corpo, consequência do envelhecimento, e resulta do enfraquecimento progressivo dos músculos que comandam a focagem de perto. Esta situação ocorre a partir dos 40 anos e não está diretamente relacionada com a atividade que a pessoa desenvolve. No entanto, uma pessoa que tenha uma atividade laborar baseada na visão de perto, sentirá a necessidade de uma ajuda ótica mais cedo, que outra que tenha uma atividade baseada na visão de longe.

Só os óculos de sol vendidos em oculistas garantem proteção?

Verdade. Todos os artigos comercializados em casas da especialidade têm de cumprir determinadas normas e regulamentações, que atestam da qualidade do artigo. Isto é muito importante na questão dos óculos de sol, uma vez que, se a qualidade das lentes não for adequada, a quantidade de raios UV que atinge os olhos aumenta, em vez de diminuir.

A gravidez e a menopausa aumentam o risco de doenças visuais?

Mito. A gravidez (desde que norma) e a menopausa, tal como outros problemas ou doenças que provoquem alterações hormonais, podem influenciar o sistema visual, embora não de forma que interfira diretamente com a saúde dos olhos, mas apenas da função visual, problemas esses capazes de ser compensados por intermédio de ajudas óticas.

Fumar e/ou ter diabetes piora a visão?

Verdade. A diabetes é uma das principais causas de cegueira. O acompanhamento regular e o controlo adequado dos níveis de açúcar são absolutamente indispensáveis para que a diabetes ocular seja precocemente detetada e tratada. O tabaco, ao causar ou acelerar alterações vasculares e alterar as características do próprio sangue (tornando-o menos capaz de transportar oxigénio), compromete a nutrição das diversas camadas que compõem os olhos, contribuindo para uma pior saúde visual.

As crianças só devem ter consultas visuais quando vão para a escola?

Mito. Para além das observações regulares feitas desde o nascimento pelos pediatras, todas as crianças devem fazer um despiste visual por volta dos 3 anos de idade. Se detetado algum problema, é muito maior a hipótese de recuperação do que se esse mesmo problema for detetado numa fase mais tardia, o que em muitos casos pode ter consequências irreversíveis no sistema visual.

A tensão ocular depende da tensão arterial?

Mito. Apesar do nome ter um termo comum e ambos medirem a pressão exercida por um líquido numa estrutura do corpo, não estão relacionados. A medição da tensão ocular é de extrema importância, dado que é o ponto de partida para o diagnóstico do glaucoma.

Só a miopia pode ser tratada com laser?

Mito. Atualmente, as tecnologias laser permitem corrigir com sucesso os três problemas refrativos oculares, a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, bem como a associação do astigmatismo com miopia ou hipermetropia.

Campeão dos mitos

"Vejo bem, não preciso de ir ao médico" é uma afirmação muito comum, mas que não pode estar mais errada!
Apesar de uma pessoa achar que vê bem, existem muitos problemas que estão associados à função visual e que não causa perda da qualidade visual. Existem alguns, como o glaucoma e as retinopatias, que quando causam perda de visão já os danos causados são irreparáveis. Existem ainda casos, com sintomas que não a perda de visão, e cuja resolução pode passar por simples conselhos de correção da postura ou da iluminação.

Fonte: Sapo Saúde

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rasteio Visual na sede do Grupo da Bouça




O Desportivo da Bouça, em colaboração com a  Novolhar Óptica Medica, vai levar a efeito no próximo Domingo dia 1 de Julho 2012, entre as 15horas e as 17h30m, UM RASTEIO VISUAL GRATUITO nas instalação do Desportivo da Bouça. 

Não faltes!! 

Vem fazer o teu rasteio. 




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Conjuntivite alérgica atinge 30% dos portugueses

O aumento do nível de polinização que se tem verificado nos últimos dias leva a um aumento das queixas de sintomas alérgicos, nomeadamente a nível ocular.
As conjuntivites alérgicas, que atingem 30 por cento da população portuguesa, em especial a camada mais jovem, podem ser tratadas mas sobretudo prevenidas, evitando o contacto com os elementos que provocam a alergia (alergénios).
Ana Paula Sousa, oftalmologista e membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) explica que “a conjuntivite alérgica é uma doença inflamatória da superfície ocular externa, muitas vezes recorrente, que se manifesta através de prurido e sensação de ardor nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos, fotofobia e edema (inchaço) da conjuntiva e das pálpebras”.
A conjuntivite pode também ter origem infeciosa, quando é provocada por vírus ou bactérias mas distingue-se da patologia alérgica porque , segundo a especialista, na primeira “predominam as secreções mucopurulentas ou sero-mucosas, contrastando com a lágrima límpida das conjuntivites alérgicas. Além disso a alergia manifesta-se nos dois olhos, enquanto a conjuntivite infeciosa pode manifestar-se num dos olhos, estado normalmente associada a sintomas de infeção respiratória alta e a inflamação do gânglio pré-auricular ou submandibular”.


A oftalmologista realça ainda que “A conjuntivite alérgica é muitas vezes acompanhada de sintomas nasais de rinite (rinoconjuntivite alérgica) e manifesta-se em cerca de 70% dos doentes com rinite alérgica. Os seus sintomas agravam-se nesta altura do ano em que há uma grande quantidade de pólenes no ar (gramíneas, oliveira e parietária, que são os mais comuns entre nós), caso se trate de conjuntivite alérgica com carácter sazonal. Na sua forma com carácter persistente (perene), a conjuntivite alérgica está relacionada com outro tipo de alergénios, como os ácaros do pó da casa e os epitélios de animais domésticos (gato e cão ).
Para tratar a conjuntivite alérgica são utilizados “anti-histamínicos tópicos de ação rápida e dupla, eficazes no alívio imediato dos sintomas e previnem a libertação de mediadores inflamatórios. Os corticosteróides tópicos são também eficazes, mas a sua utilização deve ser ponderada e essencialmente monitorizada por oftalmologista”, explica Ana Paula Sousa.

Mas, segundo a especialista “tal como acontece com outras manifestações alérgicas deve prevenir-se o desencadear ou o agravamento da alergia ocular evitando a exposição aos alergénios. Assim, na época polínica, que no nosso país se estende de Março a Julho (dependendo do alergénio em causa), deve evitar-se andar ao ar livre nas primeiras horas da manhã, altura em que há maior polinização, em dias ventosos, quentes e secos e em espaços relvado. Outra medida aconselhável será o uso de óculos escuros, com 100% de filtro UV. Nas situações de conjuntivites alérgicas na sua forma perene é fundamental evitar a acumulação de pó em casa e a proliferação de ácaros domésticos, cujo crescimento é facilitado pelo calor e pela humidade”.
Manuela Carmona, presidente da SPO, frisa que “o incómodo causado pelas conjuntivites é facilmente tratado por um especialista, mas devemos lembrar que se trata de um processo inflamatório ou mesmo infecioso, pelo que é fundamental procurar sempre o seu oftalmologista assistente”.

Fonte: Revista Mundo da Óptica

terça-feira, 8 de maio de 2012

Rastreio Visual na Farmácia Moderna do Tortosendo

A NOVOLHAR Óptica Médica vai desenvolver no próximo dia 22 da Maio (terça-feira) na Farmácia Moderna do Tortosendo, um programa de rastreio visual para toda a população interessada.


Para tal basta contactar ou deslocar-se à Farmácia Moderna para se inscrever.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Campanha 2x1 - Oferta das lentes de Sol

Campanha de oferta das lentes de Sol na compra dos seus óculos graduados!

De 1 de Maio a 31 de Agosto, na compra de óculos graduados com lentes anti-reflexo receba de oferta as lentes de sol com a sua graduação, em material e geometria igual às lentes que comprar.
Uma vez mais a NOVOLHAR Óptica Médica vai levar a cabo a promoção de oferta do 2º par de lentes na compra de óculos graduados com lentes anti-reflexo!

Se sempre quis graduar uns óculos de sol, com a sua graduação. Se gostava de ter outro par de óculos porque os que tem não são adequados em todas as situações. Ou se precisa de outro par de óculos por necessidade, mas nunca o fez porque as lentes são muito caras ou porque tem que despender muito dinheiro, nós podemos ajudar.

Pois é, no seguimento do que tem ocorrido outros anos, arrancou no início do mês a campanha de OFERTA do segundo par de lentes.

Para tal apenas terá que adquirir uns óculos graduados (com lente Anti-Reflexo) e nós oferecemos o segundo par de lentes.

Mesmo que use lentes progressivas ou graduações de lentes de fabrico especial temos uma solução para lhe oferecer um segundo par de lentes (de Sol ou com Anti-Reflexo) inteiramente Grátis, com as mesmas características de material e geometria das lentes que adquirir.
Para saber mais faça-nos uma visita!


Protocolo com o Grupo Desportivo A. C. da Bouça










A NOVOLHAR Óptica Médica tem a partir de hoje ao dispor dos associados e familiares diretos do Grupo Desportivo A. C. da Bouça um protocolo de descontos na nossa loja.




sexta-feira, 6 de abril de 2012

GOOGLE apresenta óculos do futuro


A Google apresentou quarta-feira um conceito de óculos que permite que o utilizador use realidade aumentada para obter informações virtuais em tempo real. A ideia é que o aparelho projete na visão do utilizador informações relevantes, nomeadamente mapas, tira fotos, reproduz música e faz ligações.


O design do Project Glass, como foi designado, foi proposto por um grupo de funcionários da Google X, um laboratório "secreto" de inovação do gigante da internet.

Numa apresentação na rede social Google+, a equipa afirma que acredita que "a tecnologia deve estar lá quando você precisa e sair do seu caminho quando já não precisa dela". "Um grupo da Google X começou a trabalhar para construir este tipo de tecnologia, que ajuda a explorar e partilhar o seu mundo", acrescenta.

A Google disponibiliza algumas fotos do projeto para mostrar os óculos, mas sem pormenores sobre a tecnologia utilizada nem sobre a data em que o produto estará disponível. Um vídeo disponível no YouTube faz uma simulação das tarefas que o dispositivo permitirá que os usuários realizassem.
"Estamos a partilhar esta informação agora porque queremos começar uma conversa e aprender com os vossos valiosos comentários", explica a equipa.

Segundo o vídeo no YouTube, o sistema permitirá projetar informações como a hora, estado do tempo e mapas, por exemplo. Além disso, através de comandos de voz, o utilizador poderá fazer check-ins, adicionar lembretes à sua agenda e até mesmo atender a ligações e fazer buscas com as informações projetadas à frente dos seus olhos. Um dos exemplos dados pela Google mostra um utilizador a fazer uma videochamada e partilhando a própria visão com o seu contato.

O The New York Times citou vários funcionários da gigante das buscas familiarizados com o projeto e adiantou que os óculos serão vendidos no final do ano por um custo próximo aos dos smartphones nos Estados Unidos, entre 250 e os 600 dólares (cerca de 189 e 455 euros).


 Fonte: Diário Digital

quarta-feira, 28 de março de 2012

Crianças do Jardim de Infância "Ovo Mágico" visitam a NOVOLHAR Óptica Médica


Por ocasião da Montra do Dia do Pai, as crianças do Jardim de Infância Ovo Mágico, no Bairro do Cabeço, vieram visitar a NOVOLHAR Óptica Médica.

Começaram por ver a montra, com a distribuição de artigos para venda e de artigos de decoração.













Já no interior da loja acharam muito curioso o facto de haver muitos espelhos, um deles bem grande!












Depois passaram à oficina onde tiveram oportunidade de ver as máquinas de corte de lentes em ação!













Antes de passarem ao consultório entraram na sala de brincar, onde se divertiram um pouco.













No consultório foi feito a cada uma das crianças um despiste rápido, e depois de todas terem sido observadas foi dada uma breve explicação acerca das funções das lentes nos óculos.









No final as crianças passaram pela área de venda onde viram muitos óculos, e deram especial atenção às explicações dadas acerca da utilização correta dos óculos e da importância do uso de óculos de sol para a proteção dos olhos.







Esta visita tinha também uma componente pedagógica, dado que o tema desenvolvido nas atividades ao longo do ano letivo se refere ao Empreendedorismo.









No final as crianças regressaram à escola, e fizeram um trabalho onde cada um representou, por meio de um desenho, aquilo que mais tinha gostado na visita à óptica.

















P.S.: A NOVOLHAR Óptica Médica agradece a todos os meninos, assim como à educadora, Eliana, e à auxiliar, Daniela, a bonita oferta do trabalho "Visita à Óptica". Este trabalho encontra-se exposto na loja na sala de estar (aqui designada por sala de brincar).

sexta-feira, 23 de março de 2012

Montra de Primavera

Heterocromia - A Beleza dos Olhos Coloridos

Diversas variações nos nossos corpos tornam-nos diferentes uns dos outros: a cor do cabelo, o tom da pele, o formato do rosto, etc. Mas uma das mais fascinantes é a Heterocromia, que muitas vezes, em fotos e vídeos, pensamos que se trata de montagens feitas em programas de manipulação de fotos.

O que é a Heterocromia?

Basicamente, é o nome que se dá para uma anomalia genética (no gene EYCL3, cromossoma 15) responsável pela diversificação no padrão de coloração da íris. Em outras palavras, é o termo usado para descrever olhos com cores diferentes em uma mesma pessoa.
Relativamente rara, a heterocromia é mais comum em animais domésticos e selvagens, em humanos afeta cerca de 11 em cada 1.000 pessoas, e é causada por excesso ou falta de melanina. Apenas pigmentos azul, castanho e amarelo aparecem na íris. Muita melanina gera a cor castanha, pouca a azul, pigmentos de gordura são responsáveis pela nuance de tom, azul-esverdeado, verde e castanhos claros.

A anomalia pode ocorrer como resultado da genética – herdada dos pais, com a combinação de diversos fatores – assim como acidente ou doença, porém, o mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames. Alguns sinais devem ser levados em consideração, já que a anomalia pode ser um sinal da síndrome de Waardenburg – que faz com que crianças percam também a audição e fiquem com os cabelos grisalhos de forma prematura.

Existem três tipos diferentes de heterocromia:


  • Completa: quando ambos os olhos possuem cores diferentes.


  • Setorial: quando existem duas cores diferentes na mesma íris, parecendo uma espécie de “degradê”


  • Central: quando a íris têm dois ou mais “círculos” de cor, conhecidos como “olhos de gato”.


  • É preciso deixar claro que a heterocromia não sinaliza necessariamente uma fraqueza genética ou problema de saúde, e apesar de inicialmente parecer estranho, estão entre os mais bonitos do mundo! Grandes celebridades como Kate Bosworth, David Bowie, Jane Seymour, Tim McIlrath e Michael Flatley provam isso:






    quarta-feira, 21 de março de 2012

    Rastreio Visual no Externato de Nossa Sr.ª dos Remédios - Tortosendo





    Durante os meses de Fevereiro e Março, a NOVOLHAR Óptica Médica deslocou-se com meios humanos e materiais por diversas vezes ao Externato de Nossa Sr.ª dos Remédios para a realização de rastreios visuais aos alunos, professores e funcionários da Instituição.

      

    As pessoas presentes foram analisadas quanto à existência de sinais e sintomas de problemas visuais, ao seu historial de visão, à sua capacidade visual de longe e de perto, à existência de alterações nos meios transparentes, problemas de visão das cores, ao alinhamento dos eixos visuais e, em alguns casos, quanto aos valores da Pressão Intra-Ocular.

      

     

    Todos os rastreados a quem foram detetadas situações anómalas, foram aconselhados a visitar as nossas instalações afim de efetuarem uma consulta completa de optometria, e assim ser determinado com exactidão o problema e o consequente tratamento. Os casos de problemas não refractivos serão aconselhados a posterior consulta oftalmológica.
     
    Foram ainda disponibilizados materiais informativos, como folhetos, acerca de lentes oftálmicas e um vídeo com fotografias das nossas instalações . Foi também entregue a cada um dos rastreados um folheto informativo com informação acerca dos problemas visuais possíveis de detectar no rastreio e acerca das condições especiais que os rastreados e os seus familiares diretos têm na NOVOLHAR Óptica Médica.
      

     

    Deixamos ainda o nosso agradecimento à direção do Externato de Nossa Sr.ª dos Remédios, pela colaboração proporcionada e pela cedência das suas instalações para a realização do rastreio.