Hoje, dia 14 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial da Visão. No âmbito desta comemoração, a Associação Nacional dos Ópticos (ANO) alerta para a urgente necessidade de prevenção visual dos portugueses: 53% nunca visitou um optometrista!
Segundo um recente estudo internacional realizado pela Ipsos Health, 53 por cento dos portugueses inquiridos disseram que nunca visitaram um optometrista.
“Mais de metade da população portuguesa nunca consultou um especialista da visão. São realmente números preocupantes e que reflectem a falta de atenção que as pessoas dão ao seu aparelho visual”, comenta o presidente da Associação Nacional dos Ópticos, Rui Correia.
“Idealmente, e quando não há sintomas de quaisquer patologias, dever-se-ia consultar um especialista anualmente ou de dois em dois anos”. Como prestadores de serviços primários de saúde visual, os Ópticos-Optometristas são, por norma, o primeiro contacto que os portugueses têm com esta área.
“Temos o dever de chegar às populações e realizar o rastreio como forma de prevenção”, afirma Rui Correia. Nos últimos dois anos, a ANO realizou dezenas de acções de rastreio visual em escolas, centros de solidariedade social e em acções de saúde promovidas por juntas de freguesia e câmaras municipais, representando um universo de mais de 5.000 pessoas rastreadas!
Os perigos da moda
Comprar uns óculos fora de um estabelecimento certificado pode ser altamente prejudicial para a visão. Em nome da moda e da poupança, são muitos os portugueses que compram óculos na rua ou em lojas sem pessoal habilitado para o aconselhamento personalizado.
“As grandes cadeias de pronto-a-vestir, as lojas de acessórios, as lojas chinesas comercializam óculos de qualidade óptica duvidosa (provenientes de países asiáticos, em que as exigências legais de fabrico, não são certamente as da UE)”, acusa o presidente da ANO.
“Sem qualidade, sem aconselhamento e acompanhamento pós-venda do profissional habilitado para tal, o consumidor expõe-se a sérios riscos de saúde ocular. Não é demais, por isso mesmo, reforçar aqui a recomendação: óculos devem ser adquiridos nas ópticas, a bem da sua saúde”, recomenda.
Os óculos com lentes sem protecção fazem com que a pupila dilate, entrando mais luz no olho, aumentando, assim, a probabilidade de lesões oculares. Esta regra não se aplica somente aos óculos de sol. Quem usa óculos oftálmicos deve assegurar-se que as lentes têm igualmente protecção contra os raios UVA e UVB.
Pesquisas recentes indicam que a exposição a longo prazo aos raios solares UVA e UVB pode levar à degeneração macular relacionada com a idade, cataratas e outras doenças oculares que podem comprometer a qualidade da visão.
No Verão, os raios UV atingem os valores mais altos, o que aumenta, consequentemente, a necessidade de proteger os olhos. Porém, também nas outras estações do ano se devem ter esses cuidados. “Agora, com a entrada do Outono, é fundamental que se proteja os olhos das poeiras e dos pólenes, para evitar as alergias”, aconselha Rui Correia. Nos dias nublados, a protecção visual é igualmente importante, devido à radiação solar.